O Màli Teatro é um grupo de artistas e profissionais de todas as áreas do teatro ( e não só) que têm em comum a passagem e formação pelo CPT (Centro de Pesquisa Teatral) dirigido por Antunes Filho, e que a partir de 2017 se reuniu para construir um projeto de pesquisa sobre novela “A Dócil”, de Fiódor Dostoiévski. Em 2018 o grupo foi contemplado pelo Edital “Laboratório de Cena” para uma ocupação artística da Sala Arquimedes Ribeiro na FUNARTE-SP, dando continuidade no desenvolvimento de sua pesquisa. Durante o período de ocupação, dentro do processo de desenvolvimento do trabalho, o grupo realizou diversas ações formativas como palestras, debates e ensaios abertos.
O grupo abriu sua obra ao público em outubro, novembro e dezembro de 2019, quando realizou no SESC Av. Paulista a temporada de 45 GRAUS, primeira peça do Màli Teatro e estreia na direção de Marcos de Andrade.
A partir de janeiro de 2020, buscando criar uma a atualização para os impulsos atávicos e míticos, contidos na literatura trágica, o grupo iniciou o Ciclo de Pesquisas em Tragédia Grega, que incluiu 9 horas semanais de encontros virtuais, estudos de vasta literatura e iconografia, além da participação de convidados como o promotor Flávio Farinazzo, a antropóloga Bruna Angotti, a advogada criminalista Eleonora Nacif, a doutora em letras clássicas Karen Amaral Sacconi e a psicanalista lacaniana Camilla Guido.
Esse processo criou um inevitável espelhamento com temas atuais e urgentes, e gerou uma inquietação que é motor para uma trilogia que o Màli pretende levar à publico nos próximos dois anos. A primeira das três obras, "Não te pareço vivo?", tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2023.
“O Teatro Màli definia nossa vida espiritual. Posso dizer com segurança que não fui educado em uma escola, mas no Teatro Màli"
Constantin Stanislavski
linha do tempo
encontros
28 de Março de 2023
19h
ENSAIO ABERTO
Ensaio aberto ao público com debate após a sessão com a advogada criminalista Eleonora Nacif.
Màli Teatro
22 de Outubro de 2018
19h
COMPARTILHAMENTO DE PESQUISA
Lívia Loureiro lidera o bate-papo com o Màli Teatro no compartilhamento de pesquisa dentro do Laboratório de cena. "Cidade em ruínas: as ruas de Dostoiévski, as ruas de hoje" é o tema que dialoga com Wim Wenders e Miguel Rio Branco na pesquisa do grupo.
Lívia Loureiro
29 de Março de 2019
19h
ENSAIO ABERTO
Ensaio aberto ao público com debate após a sessão.
Màli Teatro
01 de Agosto de 2018
19h
BATE PAPO SOBRE "A DOCIL"
Bate-papo sobre a obra Dostoiévski enfatizando a sua religiosidade, com Priscila Gontijo.
Priscila Gontijo
3, 4 e 5 de Dezembro de 2018
14hrs às 18hrs
OFICINA DE ADAPTAÇÃO DRAMATÚRGICA
Rogério Guarapiran ministra a oficina "Do efêmero à eternidade em Dostoiévski" no Laboratório de Cena na Funarte SP.
Rogério Guarapiran